As atuais exigências de mercado, em particular no que respeita à requalificação e reabilitação de património edificado, tornam cada vez mais pertinente a rigorosa análise das estruturas, de forma a proporcionar uma intervenção sustentada.
PROJETO
O Projeto constitui a base de qualquer intervenção estrutural, sendo uma das fases mais importante para o sucesso da requalificação e reabilitação de património edificado. Os projetos de reabitação devem ser integrados numa estratégia de conservação a longo prazo e ser fundamentados no conhecimento histórico da estrutura (e.g. materiais e técnicas de construção) e na sua compatibilidade com soluções de reabilitação atuais. Deve ser considerado a conservação do valor patrimonial, mas com uma melhoria de desempenho, tendo em vista o serviço atual da estrutura.
INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ANOMALIAS
A dedicação e experiência da CELTICE, no estudo da patologia da construção, conduziu a um acumular de informação fundamental para o desenvolvimento de adequadas metodologias de Investigação e Análise de Anomalias. Este acumular de conhecimento é particularmente importante no diagnóstico de estruturas devido a existir muita informação dispersa sobre este tema que, sem a devida integração, pode ser facilmente mal compreendida e aplicada. A vasta experiência e contínua formação dos especialistas da CELTICE permitem um diagnóstico sustentado, considerando as especificidades de cada tipo de construção.
MEDIDAS CORRETIVAS
O bom desempenho das estruturas requer estratégias de conservação adequadas, com ações frequentes de manutenção, de forma a prevenir a ocorrência de anomalias durante o máximo de tempo possível. No entanto, a durabilidade é eventualmente colocada em causa pela degradação inerente ao passar do tempo, sendo necessário adotar Medidas Corretivas que garantam o bom desempenho futuro das estruturas. Estas medidas devem ser selecionadas em função do grau de deterioração apresentado e podem ter diferentes objetivos: medidas de prevenção, medidas de reparação e medidas de reforço, devendo ser adaptadas em função das especificidades de cada obra.
O sucesso das medidas corretivas depende de vários fatores associados tanto à deterioração dos materiais como ao modo de funcionamento da estrutura. A sua boa seleção deve considerar as causas, processos e mecanismos de deterioração, assim como as propriedades dos materiais estruturais, o tipo de sistema estrutural, a função dos elementos danificados e respetivas solicitações. O sucesso deste tipo de intervenções está ainda intimamente ligado ao controlo da qualidade, no que diz respeito ao cumprimento das especificações e às boas práticas na execução dos trabalhos.
AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA SÍSMICA
A Avaliação Sísmica pretende verificar o cumprimento dos requisitos de dimensionamento sísmico, de acordo com a regulamentação atual. Este tipo de avaliação assume um papel particularmente importante quando se trata de edifícios antigos, que geralmente foram construídos com recurso a métodos rudimentares de dimensionamento sísmico ou até mesmo sem considerações deste tipo.
Este procedimento avalia a vulnerabilidade sísmica das estruturas, considerando o risco sísmico associado à sua localização. Para tal, são utilizadas ferramentas adequadas de modelação estrutural, que devem ser precedidas de inspeções para obter a informação necessária à sua concretização.
+351 936 006 741
geral@celtice.pt